Qual a diferença de registro de domínio e registro da marca?

| 14 de Fevereiro

Você sabe que existe diferença entre registro de domínio e registro da marca, não é? Se não sabe, tudo bem, estou aqui exatamente para lhe explicar.

registrodemarcaedominio

A marca registrada garante ao seu titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de dez anos, a partir da data da concessão. O registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de dez anos.

A marca pode ser:

IMG_3966

– Nominativa: é aquela formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números.

IMG_3967

– Figurativa: constituída por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, etc.

IMG_3968

– Mista: combina imagem e palavra.

Nem todo mundo quando cria o seu negócio, realiza o pedido do registro da marca, mas já pensou se ao mesmo tempo que você está investindo no seu negócio como em fachadas, papelaria e uniformes outra empresa também acaba por ter a mesma ideia? Mas imagine agora, que essa mesma empresa, diferente da sua, resolveu entrar com o pedido do registro da marca. Adivinha quem vai precisar pensar numa nova marca?

O que é um nome de Domínio?

É um nome que serve para localizar e identificar na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização desses endereços, pois sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números, em vez disso apenas digitamos “www.nome.com.br”.

Qualquer empresa/pessoa legalmente estabelecida no Brasil, como pessoa jurídica (CNPJ) ou física (CPF), pode solicitar o registro. Empresas estrangeiras poderão solicitar um domínio, desde que possuam um procurador legalmente estabelecido no Brasil, de acordo com as regras.

O RegistroBR é a empresa responsável pelos domínios com terminação “.br”, existem diversas nomenclaturas, mas a mais usual ainda é a “.com.br”.

Sobre os valores, o registro da marca você terá taxas de acordo com o tipo de marca que escolher registrar, você também poderá ter custos com o acompanhamento de um profissional. Todo processo é feito através da entidade INPI e o processo pode levar até 2 anos.

O registro de Domínio o valor anual é de R$ 40,00. Caso o nome esteja liberado em 24 horas seu registro já poderá estar ativo.

É muito importante que uma empresa se prepare para obter o registro de domínio e registro da marca, pois vale a pena ficar tranquilo com essas questões logo no começo das atividades e não ter surpresas futuras.

Basicamente você deve pensar que o registro da marca protege totalmente o nome do seu negócio (e é o recomendado), enquanto que o registro de domínio é o nome que a pessoa irá digitar para entrar no seu site. Ambos os processos são importantes, mas se por algum motivo não conseguir registrar a marca, no mínimo registre o domínio.

Se você tem ainda alguma dúvida sobre essa assunto, fale com a nossa equipe!

Tags:

Deixe seu comentário